Ética no ambiente de trabalho

A ética no mundo de hoje, é fundamental para a vida profissional e pessoal. Ser ético é muito mais que ser profissional, é ser verdadeiro e honesto consigo mesmo. Atualmente, tem se falado muito de ética no ambiente de trabalho e também na vida pessoal. Mas o que é ser ético para você?.

A ética no trabalho torna-se o conjunto de valores, normas e atitudes que conduzem o comportamento dos profissionais dentro da empresa. É por meio dela que um profissional apresenta comportamentos adequados ao ambiente de trabalho,  guiado por princípios que impactam diretamente a convivência em grupo.

De acordo com o grande filósofo Mário Sérgio Cortella, ética é um conjunto de princípios e valores que se deve usar para responder às três grandes perguntas: Quero? Devo? Posso?. E explicou o seu raciocínio: “Tem coisa que eu quero, mas não devo, tem coisa que eu devo, mas não posso e tem coisa que eu posso, mas não quero” (MARIO SÉRGIO CORTELLA).

Ser ético é ter integridade, sempre pensando no outro. Será que o que eu vou comentar com alguém vai afetar de uma maneira positiva ou uma crítica que vá fazer a pessoa melhorar? , e será que eu devo falar com essa pessoa ou é melhor deixar o meu chefe falar com ela?. A ética é muito importante na vida de uma pessoa. Basicamente são as bagagens que levamos da vida, com a nossa experiência e o que aprendemos com os nossos pais. Pode ser que não concordamos com as pessoas, e isso é  muito bom, pois cada indivíduo tem uma experiência de vida diferente e o que é bom para um, não é bom para o outro.

Devemos sempre pensar que tudo o que fazemos dentro da empresa ou na vida, tudo tem uma consequência, seja positiva ou negativa. Por isso, que mesmo que você não esteja feliz no ambiente de trabalho ou dentro de sua casa, sempre deve agir sendo honesto e correto, pensando  sempre na honestidade e nas suas ações.

Para abordarmos sobre a ética no trabalho, Cortela diz que ” É necessário cuidar da ética para não anestesiarmos a nossa consciência e começarmos a achar que tudo é normal”. Como exemplo, a pandemia que o mundo todo está enfrentando, uma crise sem precedentes, que vai além de ser econômico e político.

Publicado por Angel Witt

Sou formada em Jornalismo pela Universidade Feevale. Sou uma eterna apaixonada pelo jornalismo. Algumas pessoas dizem que sou louca por correr atrás dos meus sonhos. Como diria Augusto Cury, no seu livro: " De gênio e louco, todo mundo tem um pouco".

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: