Topspin no tênis: o que é e como utilizá-lo da maneira ideal

O topspin é um movimento que o tenista faz com a raquete, pode ser de cima para baixo ou de baixo para cima. E o objetivo desse movimento é fazer com que a bola gire, para, que ela então possa subir e cair rapidamente dentro da quadra do jogador adversário. A palavra Top significa Topo, e Spin significa Giro.

Algumas das vantagens dessa jogada

O topspin, é utilizado para golpear a bola no fundo da quadra, que é chamado de Forehand ou Backhand. E, com o efeito que é gerado na bola, através da raquete no sentido de baixo para cima ou de cima para baixo. E pode ser utilizado os efeitos Flat, que é sem efeito, ou então, o slice, mais conhecido como underspin.
Algumas das vantagens dessa jogada é que a bola irá passar mais alta na rede, o que irá diminuir a chance de a bola encostar na fita. Esse movimento ainda pode aumentar a pressão sobre a bola, fazendo com que caia rapidamente na área do adversário, e fique mais precisamente dentro da quadra. E também, que esse efeito pode diminuir as chances de o adversário responder com outro movimento.
Para se fazer um topspin perfeito, o tenista precisa saber o momento exato que a bola irá atingir na raquete, para que o movimento seja perfeito. É muito importante também ter uma boa raquete, como por exemplo: RPM, Solinco ou Luxilon. O tenista quando joga a bola com a raquete, precisa analisar, se está alinhada, se está no ponto certo. Dependendo muito se a bola está um pouco fora, o jogador irá precisar aumentar a tensão ou pode adicionar uma corda com uma espessura um pouco mais grossa, de 1,30mm. Se a bola for de um tamanho menor, ele irá precisar diminuir a espessura da corda na raquete, utilizando uma de 1,20mm ou 2,25 mm, para poder diminuir a tensão na bola.

Como pegar na raquete

Antes de começar a jogar tênis e fazer a manobra do Topskin, é importante que se saiba a maneira ideal para segurar a raquete. Podemos chamar de empunhadura.
A empunhadura nada mais é do que o golpe dado na raquete. E é essencial o lance correto da bola, para que com a outra mão você possa fazer um arremesso perfeito. No começo pode ser difícil ou complicado, mas com a prática, fica mais fácil.
Para segurar a raquete é preciso que você pegue com a palma da mão, e o seu dedo indicador fique da parte da Grid da sua raquete. A raquete tem 8 lados, em um octógono, irá ficar a sua palma da mão. Quando você for segurar a sua raquete, de uma forma bem simples, pegue ela como se fosse você apertar a mão de alguém, mas, cuidado, para que você não aperte com muita força, deve ser um aperto bem suave.
Há várias maneiras de se segurar uma raquete. Podemos segurar dos seguintes jeitos: A maneira Continental, que o ponto da mão irá ficar em contato com 2 lados da raquete. Essa maneira é praticamente fundamental, pois, com ele, podemos fazer os golpes do Slice, Voleio, Lob e a Smash.
Para fazer esse movimento, é preciso que você segure a raquete como se estivesse segurando um martelo, com isso, a raquete irá ficar em um ângulo reto de 90 graus, ao solo. O resultado dessa jogada será mais rápida e consequentemente, irá exigir menos esforço do jogador.

Publicado por Angel Witt

Sou formada em Jornalismo pela Universidade Feevale. Sou uma eterna apaixonada pelo jornalismo. Algumas pessoas dizem que sou louca por correr atrás dos meus sonhos. Como diria Augusto Cury, no seu livro: " De gênio e louco, todo mundo tem um pouco".

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: