Receita de Vovó: Strogonoff de Camarão com Alho Poro

Para se esquentar nesse inverno nada melhor que um strogonoff de camarão com alho poro. Segue algumas dicas importantes de como preparar os alimentos para essa receita.

Lavar os cogumelos frescos ou não? , Como vou utilizar o alho poro? , Posso usar as folhas? , O espinafre não vai tirar o gosto do peixe?. Nesse post, vou responder a todas essas perguntas. Pois muitas pessoas, inclusive eu, também já tive essa dúvida.

Os cogumelos podem sim, ser lavados, irão reter pouca água, não irá fazer muita diferença. Mas tem uma maneira correta de lavá-los. Aprendi e vou ensinar a vocês: Lavar os cogumelos frescos debaixo de água corrente, e deixar escorrer um pouco a água, ou então, pode se colocar os cogumelos em uma vasilha com água e vinagre e deixar por 5 minutos e depois desse tempo escorrer a água.

O alho poro é bastante interessante. Quando compramos, geralmente o alho poro vem com a raiz. A raiz nós cortamos (geralmente 1 cm do talo), e colocamos no lixo. Utilizamos a parte mais grossa do alho poro. Cortamos a parte das folhas do talo. As folhas, geralmente são utilizadas para caldos e temperos.

O alho poro pode ser cortado de duas maneiras. Uma é em rodelas, e a outra, você corta o alho poro ao meio e depois corta ele em rodelas. Mas é sempre importante lavar bem o alho poro, pois, vem com muita terra.

Na receita que consta nesse blog, segue link (Strogonoff de Camação com Alho Poro). Usei apenas 5 folhas, não tirou o gosto do peixe, mas se tivesse colocado mais, aí sim, tiraria o gosto do peixe.

Strogonoff de Camarão com Alho Poró

Ingredientes:
  • 500 gr de Camarão médio.
  • 1 limão (Opcional)
  • 1 cebola média
  • 2 tomates médios
  • 1 cenoura pequena
  • 1 cx de creme de leite (Pode ser o light)
  • 1 Alho poro
  • 5 Folhas de espinafre (Opcional)
  • Cogumelos frescos
  • Orégano
  • Sal
Preparação:

Lavar e limpar os camarões. Em seguida temperar os camarões com 2 colheres de sal (sopa) e gotas de limão. E deixe por aproximadamente 2 min. E retirar os camarões dessa mistura de temperos, reserve.

Em seguida, cortar a cebola e a cenoura em cubos pequenos (corte de Brunoise), cortar os tomates em cubos. Depois, raspar a ponta do alho poro, e lavar bem até que saia toda a terra que tem dentro dele.

Cortar o talo das folhas (pois, as folhas são utilizadas para temperar carnes, não para comer). Cortar o alho poro em rodelas, e separar as rodelas e, lavar novamente em água corrente. Cortas as folhas de espinafre em pequenos quadrados. Depois, lavar os cogumelos e cortar em rodelas.

Modo de fazer:

Pegue uma panela e coloque duas colheres de sopa de óleo e em seguida, refogue a cebola. Quando a cebola começar a murchar, colocar o alho poro e a cenoura deixe fritar por aproximadamente 1 min. Colocar então, os tomates picados e 1/2 copo de água e mexa bem. E, em seguida, colocar mais 1 copo de água e fechar a panela com a tampa. Deixe a panela fechada com a tampa, por aproximadamente 5 min. Abrir a tampa, e colocar as folhas de espinafre picadas e uma pitada de orégano e mexer bem. Caso, a cenoura ficar ainda dura, pode-se acrescentar mais 1 copo de água na panela e colocar a tampa. Em seguida, abrir a panela e colocar os camarões (LEMBRE-SE: Não colocamos sal no refogado de legumes, apenas nos camarões). Depois de misturar bem os camarões nessa mistura, fechar a tampa. Mas antes de fechar, sempre ver se tens água dentro da panela, caso, não tiver colocar mais 1/2 copo de água, pois os camarões irão soltar mais água. Quando os camarões começarem a mudar de cor (vai ficar esbranquiçado), misturar os cogumelos. E fechar com a tampa, por aproximadamente 2 min. Depois de ter feito isso, experimentar, e caso faltar sal, acrescentar conforme o seu gosto. E em seguida, coloque o creme de leite nessa mistura e mexer bem, deixe no fogo por aproximadamente 3 min. Depois disso estará pronto para degustar. E bom apetite.

Publicado por Angel Witt

Sou formada em Jornalismo pela Universidade Feevale. Sou uma eterna apaixonada pelo jornalismo. Algumas pessoas dizem que sou louca por correr atrás dos meus sonhos. Como diria Augusto Cury, no seu livro: " De gênio e louco, todo mundo tem um pouco".

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: