Exercícios para trabalhar a preparação física no tênis

É muito importante que tenistas, tenham uma boa alimentação, e uma preparação física. Tendo esse bom condicionamento físico, irá fazer com que ele tenha um excelente desempenho na quadra. Evitando possíveis lesões e cansaço, durante os torneios.
O tempo da preparação física para os atletas, pode variar de duas ou três sessões por dia de exercícios. Em torno de 1h45 min ou 1hr30 min.
Para os atletas mais novos, as atividades físicas, variam muito, é trabalhado a coordenação, aeróbicos, flexibilidade, resistência e velocidade.  Sempre antes do atleta começar a fazer algum exercício físico, é importante, que ele tenha um treinador, que cuide da sua rotina de exercícios. Para que, o tenista não tenha lesões pela repetição sucessivamente de exercícios.

Etapas de preparação

Para cada modalidade de preparação, há um tipo de treino. Classificamos em três modalidades, que são a Pré-Temporada, que geralmente os exercícios são mais técnicos e com repetições sucessivamente, que tem como objetivo melhorar cada vez mais os golpes. O atleta segue um roteiro de exercícios de resistência, velocidade e cuidar mais da parte física. Nessa parte, é corrigido os erros do atleta, com repetições seguidas. As atividades físicas que os atletas podem fazer na pré-temporada é realizar corridas de 30 minutos, por três vezes durante a semana, ou realizar na quadra drills, por três minutos. Para se obter uma boa resistência, o atleta deve realizar corridas de médias e longas distâncias. Já, para conseguir velocidade, fazer caminhadas com distâncias curtas, dentro da quadra.
Na Pré-Competição, tem como objetivo focar mais nas bolas. Exercícios com muitas movimentações e mudanças, são realizados exercícios de jogadas que podem ser encontradas durante os torneios. Ao final da semana, é imprescindível, que o treinador explique ao atleta as atividades feitas, e quantos erros e acertos foram feitos. Para, que a cada treino, o jogador corrija o seu erro e desenvolva mais a sua capacidade de acertos. O exercício físico sugerido para o desenvolvimento da força do atleta nesse momento seria a musculação e realização de exercícios de salto.
Já, os exercícios realizados na Competição, os atletas treinam de manhã, se o torneio é á tarde, e é revisto todas as possíveis tacadas, que podem ocorrer durante a competição. Nessa parte, é realizado exercícios que cuidem mais da velocidade e mobilidade do jogador. O ideal é que o jogador já mentalize como serão as suas tacadas.
Depois dos torneios, os atletas devem realizar exercícios para se recuperarem dos jogos. Descansando e cuidando da alimentação, e, ao mesmo, tempo realizar exercícios leves, como natação ou massagens durante a semana.

Atividades físicas para os atletas

Os exercícios são importantes na vida de qualquer atleta. Mesmo nas férias, para não ficar parado, é ideal que se pratique exercícios. Pode ser: musculação, caminhada, vôlei, andar de bicicleta, futebol ou até mesmo tênis. Pois, uma semana parado, pode acarretar muitos problemas com o rendimento do atleta. E mesmo para os jogadores de tênis, que jogam apenas por hobby, é importante que descansem após os torneios e façam sempre uma avaliação física antes de começar algum torneio.

 

Publicado por Angel Witt

Sou formada em Jornalismo pela Universidade Feevale. Sou uma eterna apaixonada pelo jornalismo. Algumas pessoas dizem que sou louca por correr atrás dos meus sonhos. Como diria Augusto Cury, no seu livro: " De gênio e louco, todo mundo tem um pouco".

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