Em pleno século 21, é comum conhecermos pessoas que tem ansiedade, são nervosas, ficam muito preocupadas, lavam as mãos o tempo todo ou que ficam tristes sem nenhum motivo.
Essas pessoas podem estar sofrendo de depressão ou de transtorno de ansiedade. É muito importante que se tenha um tratamento especializado, com profissionais competentes para tratar do problema.
O transtorno de ansiedade ou de depressão pode afetar muito o bebê. Pois, se esses transtornos não forem tratados, podem acarretar ainda em um problema muito maior que é o caso de depressão pós-parto, ou até do bebê nascer prematuro ou não estar com o peso ideal.
As grávidas de primeira viagem, geralmente são as que mais sofrem de transtorno de ansiedade, por ser o primeiro filho, não sabem se irão dar conta de tudo, não entendem muito bem como que será a nova vida. E também, pode sofrer de depressão, quando o filho não é planejado, algumas mulheres não aceitam e é importante que tenha um acompanhamento psicológico.
Cuide da respiração
Na yoga, aprendemos a ter mais atenção com a respiração, e isso pode ajudar a deixar a mente mais aberta, leve dos pensamentos que a ansiedade acarreta. Sempre que se sentir ansiosa ou nervosa, irá começar a controlar a respiração e logo começara a ficar mais calma. E também, é importante na hora do nascimento. Pois, na hora de dar à luz, a gestante irá controlar a respiração e fazer força para que o bebê nasça.
Faça mais meditação
A meditação é fundamental para lidar com os sentimentos de estresse, raiva e ansiedade. A gravidez mexe muito com os hormônios femininos. O que gera mais irritabilidade, raiva, sono e ansiedade.
Com a meditação, a mente irá ficar mais relaxada, e consequentemente, você vai ter uma sensação de alívio, de paz e tranquilidade ao seu redor. Vai enxergar mais as coisas. E ver que o que te irritava antes, pode ser que não era um grande problema.
Pense mais nos outros
Com a ajuda da yoga, aprendemos a pensar mais no outro. Pois, a mãe se conecta diretamente com o bebê, durante os exercícios. E com isso, ela deixa um pouco de lado o seu parceiro para viver o seu momento. É importante que nesse momento, a mulher e o seu parceiro façam juntos as atividades de Yoga. Para pensar e ver mais o outro. Criando então um vínculo muito forte, que é a família, a união. Que é o princípio básico da yoga.
Durma mais e melhor
Durante a gravidez, muitas mulheres ficam com sono o tempo todo, mesmo sem terem feito algum esforço. E sempre estão cansadas, não querem sair da cama. Com o tempo isso pode acarretar uma depressão, de não querer mais acordar.
A yoga ensina a ter mais controle da respiração e com a meditação, pode ajudar na insônia e até mesmo evitar uma depressão. Pois, com essa técnica, a gestante vai aprender a dormir melhor e a ter mais qualidade de sono.