A yoga surgiu em torno de 5 mil anos atrás, na Índia. O criador dessa atividade física, é Shiva (significa = rei dos bailarinos). Ele começou essa prática no instinto, executou alguns movimentos, porém com uma delicadeza e uma beleza. E assim, que surgiu a Yoga. A palavra YOGA significa união, com o corpo e a mente.
Essa prática te ensina a ser feliz do jeito que você é. Sem ficar buscando em objetos materiais a felicidade. A yoga te ensina a buscar dentro de si mesmo a felicidade, junto do corpo e da mente.
E ela também, é muito importante na preparação para o parto, pois ela ajuda a gestante a manter a calma, identificar uma posição confortável e a controlar as dores do parto.
E ainda, te ensina a controlar a respiração a cada contração. Com esse controle que a gestante tem sobre o corpo, ela consegue identificar os pontos, para fazer a força para que o bebê saia do seu ventre.
Como a yoga pode ajudar na hora do parto
Durante os exercícios de yoga, o pai também é convidado a participar das atividades junto com a mãe. Nessas atividades o casal cria um laço muito forte de união entre si. E com isso, podem formar um vínculo muito forte com o seu bebê.
Como são os laços depois do nascimento
A yoga pode ajudar também na relação da mãe com o seu bebê, depois do nascimento. Pois, vai ajudar a ter a tranquilidade e paciência. Geralmente, no primeiro filho a mulher não está totalmente preparada para ser mãe, ela descobre a ser mãe depois do nascimento.
Nos exercícios da yoga, a mulher aprende a ser mais calma, a ter tranquilidade, a passar mais confiança ao filho. E, quando chega o segundo filho, a mulher está mais bem preparada para as diversas situações que podem surgir.
O que a mulher pode aprender com essa prática
Com a yoga, a mulher vai descobrir que ela tem uma força muito forte para superar todos os obstáculos e os desafios que estão por vir com essa nova vida que surge.
A mulher aprende a se redescobrir a entender que mesmo que não tenha o corpo de antes, ela é linda e maravilhosa.
Parto normal ou Cesariana?
As mulheres que tem o parto normal, conseguem voltar as atividades físicas mais cedo, pois tem uma recuperação mais rápida, em torno de 15 dias. Já, para as mulheres que fizeram uma cesariana, é importante que cuidem o tempo de recuperação, e também para que não façam muito esforço abdominal. O tempo de recuperação de uma cesariana, seria em torno de 40 a 60 dias.
Sempre antes de voltar a fazer alguma atividade física, depois do nascimento do bebê, é importe que se converse com o seu médico. Pois, ele te indicará algum exercício físico que não comprometa a sua saúde. E também que não prejudique a produção de leite e a amamentação.