Ao contrário de muitas mulheres, que sofrem por terem peitos pequenos e recorrem ao aumento dos seios. Outras, com seios maiores desejam ter peitos menores, e vão atrás da redução de mamas, também chamada de mamoplastia.
A mamoplastia redutora, é nada mais que a redução de mamas. Algumas mulheres se sentem incomodadas com seios fartos e também, por consequência de sofrerem com dor nas costas, e procuram uma solução para resolver esse problema, que seria a redução dos seios.
Indicações
A idade ideal para se realizar a mamoplastia, é de 18 anos. Mas, a partir dos 17 anos se pode realizar esse procedimento, pois o desenvolvimento da mama está completo. Quando, tem um caso excepcional, que a mulher não aguenta de dor nas costas, tem um desvio que pode acarretar um problema ainda maior, nesse caso, então, é aberto uma exceção, tudo com a orientação do médico.
Como é feito esse procedimento?
Esse procedimento é realizado da seguinte forma resumidamente: removido o tecido mamário, o gorduroso e a pele da mama. Então, a mama é remodelada no formato de um cone, que é o formato da mama. O tempo de duração dessa cirurgia é em torno de 4 horas ou mais. E a anestesia que os médicos fazem é a peridural com a sedação ou também a geral, depende de cada caso.
O tamanho e o formato da cicatriz, pode variar de pessoa A pessoa. A cicatriz, por vezes é discreta, mas dependendo de qual tamanho era a mama, pode ser uma cicatriz um pouco maior.
Depois de se realizar a cirurgia de redução de mama, a paciente deve permanecer no hospital no mínimo 24 horas, para que não haja nenhum problema, como alguma complicação pós-cirúrgica.
Sempre antes de se realizar essa cirurgia, é importante que se faça exames de laboratório e de cardiologia, pois, são eles que irão revelar se pode ocorrer algum imprevisto durante a realização da redução de mamas ou não.
Cuidados que se deve ter depois da cirurgia
É imprescindível que se tenha um cuidado redobrado por pelo menos 1 mês após a cirurgia.
Os cuidados que se deve ter após cirúrgicos são: deve-se fazer um jejum por pelo menos 8 horas, não se deve beber e muito menos fumar. Para as mulheres que bebem e fumam quase que diariamente, se for fazer essa cirurgia, deve-se parar de fumar e beber por pelo menos, 30 dias. Para que não ocorra nenhum imprevisto durante a cirurgia.
Riscos da mamoplastia
Como qualquer outra cirurgia, a mamoplastia, também tem riscos. E alguns desses riscos são: grandes cicatrizes, mas, depois da cirurgia se deve conversar com o seu médico para que ele lhe oriente o melhor tratamento para diminuir essas cicatrizes, mas como qualquer outra cirurgia, sempre fica um pouco da cicatriz. Pode ocorrer também, a necrosa da aeróla, geralmente acontece em mamas maiores e que tem um caimento maior, o que dificulta a circulação do sangue. Pode-se ocorrer também uma perda leve da sensibilidade dos seios, isso acontece devido a remoção do tecido, quanto mais tecido for removido, mais perde-se essa sensibilidade. Com o tempo essa sensibilidade pode voltar parcialmente ou totalmente.
É muito comum ocorrer a abertura do corte da cirurgia na mama, isso ocorre porque o organismo está se adaptando ao novo tecido mamário. E, como as mamas são remodeladas, pode ocorrer após a cirurgia um pequeno inchaço, e com isso, a ruptura da costura da cirurgia.