Uma cerveja adocicada e citada por muitos autores nos livros, o hidromel. É uma bebida muito comum na Europa, e está começando a se espalhar pelo mundo e ganhando muito adeptos. E, para uma pessoa que gosta de cerveja, o hidromel é uma ótima opção, pois, é uma cerveja diferenciada das demais.
E, como o seu próprio nome já diz, essa bebida à base de água e mel, e seu teor alcoólico pode chegar entre 5% á 19% vol, dependendo muito de onde é fabricado.
Conheça um pouco da história
A bebida alcoólica hidromel, surgiu desde muito cedo, na Grécia antiga. E, desde, então, é consumida como que um vinho que é adicionado mel.
O hidromel, começou a aparecer na Grécia e o seu criador foi Aristeu. Há muito tempo essa bebida é considerada afrodisíaca. Os casais gregos, costumam beber o hidromel, na sua lua-de-mel, pois, acreditavam que essa bebida tinha muitos poderes afrodisíacos. E, que, fazendo isso, iriam ter um filho forte e com muita saúde.
Por ser uma bebida diferenciada das outras, essa bebida era considerada “sagrada” e era a principal bebida dos deuses e heróis. Podemos citar as culturas adeptas a essa bebida foram os celtas, saxões e vikings.
Como é produzido o Hidromel
Algumas pessoas confundem o hidromel como vinho de mel, pois, o vinho propriamente dito é fabricado, a partir de fermentação de vinhos. Porém, o hidromel é produzido devido a transformação do mel e água, e com isso, é produzido essa bebida que está ganhando cada vez mais adeptos. Mas, se você tem curiosidade de saber como é produzida essa bebida, não deixe de ler esse artigo até o final.
Essa bebida é feita através da transformação do mel em álcool. São colhidos os favos que são mais maduros das abelhas, que tem cerca de 22% de umidade. E, depois de escolhidos, são colocados para começarem a fermenta. Essa fermentação o mel começa a se transformar em álcool, daí é adicionado a água para que ocorra a reação química.
Essa reação química só acontece pois, é utilizado cerca de 80% de água e apenas 20% de mel. E, com isso, começa essa fermentação anaeróbica, onde precisa ter essa transformação, mas, sem oxigênio, e o favo retira oxigênio apenas de suas moléculas de açúcar. A partir disso, é produzido essa bebida doce, mais conhecida como hidromel.
O consumo do hidromel
O consumo dessa bebida vem ganhando cada vez mais adeptos, tanto de homens e mulheres. Essa cerveja adocicada é citada muito em literaturas e no cinema. Devido a essa “fama”, muitas pessoas estão começando a se interessar e ter curiosidade em experimentar essa bebida.
Com esse aparecimento das mídias e nos livros, podemos encontrar muitos blogs e sites que falam desse assunto. E, sem esquecer de que o hidromel está aparecendo muito em festivais de amostras de cervejas pelo mundo.
No Brasil, a cerveja artesanal tem muito apreço, por isso, o seu crescimento pela procura de bebidas exóticas e diferentes está sendo muito bem aceito.
Pode ser encontrado o hidromel que combina muito bem com o tipo de comida seja ela apimentada, leve ou doce. E combina com todos os tipos de pratos, peixe assado, massas, queijos e até mesmo sobremesas.
Os apreciadores dessa bebida recomendam que seja servida em uma temperatura de até 8%C, não muito gelada e nem quente. E, pode ser guardada na geladeira por até 2 dias, que ela irá manter o seu gosto original.