E não é de hoje que ouvimos falar que a yoga é importante para a gestação. Essa prática hoje é fundamental para a saúde física, mental, emocional e espiritual.
Ele é um momento único e gera um vínculo muito forte de contato entre a mãe e o seu bebê. Pois, a yoga irá trazer um resultado muito benéfico para a mãe e seu bebê. O útero vai estar mais relaxado, a placenta com mais oxigênio, e com isso, vai trazer mais calma e tranquilidade para quando chegar a hora de entrar em trabalho de parto. Antes, de procurar um profissional de yoga, é sempre importante ter uma recomendação do seu médico.
Segue abaixo, sete benefícios dessa prática:
Exercícios
É muito importante praticar os exercícios de yoga, pois, são eles que irão relaxar o corpo da mulher. Fazendo agachamentos, meditação e cuidando a respiração.
Um dos pontos mais importantes são os exercícios pélvicos, que prepara o corpo para se adaptar mais as mudanças,a ter mais elasticidade e a estar mais preparado quando chegar a hora de dar a luz.
Como deve ser a respiração
Durante a prática, a gestante irá aprender técnicas de relaxamento, por exemplo, como se deve respirar melhor. E, com isso, ela irá aprender a lidar com as transformações de seu corpo e de sua mente.
Com o relaxamento da mãe, o bebê também fica mais tranquilo e calmo.
Como deve ser a postura
A postura é muito importante para a saúde da gestante. Durante os exercícios da yoga, geralmente nos primeiros meses de gestação, as primeiras posturas são de pé.
Pois, com isso, irá fortalecer os músculos das pernas, a gestante terá mais energia, melhora a circulação sanguínea e pode ajudar a diminuir as câimbras.
Com o passar dos meses, o bebê vai crescendo e ficando mais pesado, consequentemente, vai surgindo as dores nas costas, na nuca, a barriga vai ficando mais pesada, e por isso, é importante que a gestante cuide da postura. Cuidando para que não fique com uma postura torta, esteja com uma postura reta. Descanse mais e faça alongamentos diários, para evitar que tenha dor nas costas.
Diminuindo o Inchaço
A gravidez tem seus desconfortos, como por exemplo, o inchaço pela retenção de líquidos.
Os exercícios irão estimular o corpo a trabalhar mais rápido, aumentando a circulação de sangue e melhorando o funcionamento dos rins. Com isso, irá diminuir a retenção de líquidos durante a gravidez.
Diminui o estresse e relaxa
Durante a gravidez as mulheres sofrem muitas transformações no seu corpo e na sua mente. Com essas mudanças, algumas mulheres sofrem de baixa autoestima e de estresse. A yoga irá ajudar a diminuir o estresse e a aceitar mais essas transformações de seu corpo.
Diminui a ansiedade
Algumas mulheres ficam ansiosas durante a gravidez. E isso afeta diretamente no bebê. Por isso, praticando os exercícios na yoga, irá diminuir a ansiedade e fazer com que a gestação seja tranquila aumentando as chances de se ter um parto normal.
Aumenta o bem-estar
A gestação faz com que algumas mulheres fiquem cansadas e sonolentas. Praticando exercícios com a yoga, a gestante terá um aumento de energia, e o cansaço vai diminuir.