De acordo com o Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA), foi divulgado o resultado de uma pesquisa e o Brasil, está em 3º lugar no ranking, de mortes no trânsito decorrentes ao uso de álcool, e cerca de 14 mil mortes, são de jovens com menos de 19 anos. Em 2008, foi criada a Lei Seca. Atualmente, o Brasil é um dos 25 no mundo que estabeleceram tolerância zero, para o consumo do álcool no trânsito.
E é um dos países que utilizam também o bafômetro, como forma de cumprimento da lei. E apesar da blitz feita, como a balada segura, ainda sim, ocorrem acidentes.
Em 2011, foi criado o movimento Não Foi Acidente. Um movimento criado para coletar assinaturas para um projeto de lei para alterar a legislação de trânsito. De acordo com pesquisas feitas nesse projeto, acontecem cerca de 3 mil mortes no trânsito, e cerca de 40% desses acidentes, são por embriaguez.
Hoje em dia, muitas famílias se esquecem do valor da família, que é a base na construção de um bom cidadão da sociedade.
É nessa base que as pessoas se espelham, nos bons e maus exemplos. Se uma criança fura a fila em um supermercado ou rouba uma bala, e não for repreendida, ela vai associar que estava correta e vai acabar repetindo isso toda vez. Os pais devem ensinar os seus filhos a serem corretos, a respeitar os mais velhos, a não furar filas ou roubar balas inocentemente no supermercado. Pois é nessas pequenas situações, que futuramente, podem lhe causar grandes problemas.
Alguns pais criam os seus filhos com pressa, sem tempo para nada, não saem para se divertir, não sentem a emoção de ver os seus filhos se divertindo. Com isso, perdem a felicidade de ver os seus filhos crescendo, pois não tinham tempo.
E, os filhos se tornam adultos. Alguns aprenderam a ter responsabilidades muito cedo, pois seus pais não tiveram tempo para estarem presentes. Já outros, continuam dependendo de seus pais para tudo.
E aqueles que não foram repreendidos na sua infância, se tornam adultos irresponsáveis, sem limites. Achando que podem ir em festas e beber todas e depois pegar o carro, que nada vai acontecer. Mas, nem sempre é isso que acontece. Podem ocorrer muitas coisas no caminho como por exemplo, um acidente.
E isso pode acabar com a estrutura de toda uma família. Seja da pessoa que cometeu o crime ou da vítima. Por isso, são muito importantes as propagandas na televisão e no rádio sobre o trânsito seguro. Por mais que as pessoas já saibam disso, algumas não dão o devido valor, porque não têm uma vítima na família. Elas acham que isso nunca vai acontecer com elas, até que um dia, pode acontecer e é só nesse momento que acabam dando o devido valor.