A arte de se fazer teatro

É em um palco, com muitas máscaras e figurinos, que surge o professor e ator Luis Fernando Rodembuch. Sempre com o olhar atento nos alunos e em suas performances, crítico também, mas deixando o aluno pensar livremente para desenvolver seus personagens. Ele afirma que “o bom professor é aquele que deixa o aluno criar. Saber sentir o ator no palco e notar se o que ele faz é verdadeiro.” Após essa avaliação ele orienta o aluno a melhorar e a evoluir na área do teatro. 

Luis é o pioneiro do grupo da Turma do Pirulito, que está completando 31 anos. No início, atores vestidos de palhaços iam às escolas para animar as crianças, trazendo brincadeiras de infância como: pinturas, desenhos com giz, teatro, esculturas. Hoje a Turma está presente também em eventos particulares. 

O ator faz parte da companhia de teatro Paranóia Produções, nome que surgiu de uma de suas brincadeiras. A companhia é composta por atores, cantores, palhaços. Na Paranóia, as pessoas podem aprender mais sobre arte de atuar, dançar e até mesmo sobre equipamentos de som e luz de cinema e do teatro. As peças de teatro e os shows de danças são apresentados em festivais e teatros do Vale do Sinos. 

Para o ator e diretor é preciso formar mais plateia, que vem primeiro de atores e, em seguida, pela comunidade que gosta de teatro “Se tu não souberes observar, tu nunca serás um bom ator”. As pessoas devem saber enxergar o que está acontecendo a sua volta. 

Relembrando sua trajetória, Rodembuch destaca que o momento que mais o marcou foi o festival estudantil de NH, quando ganhou o prêmio de melhor técnica de som e luz. Com isso, descobriu que o teatro era a sua vocação. Após esse festival, começou a se dedicar e estudar ainda mais sobre o assunto. Ele que já fez “teatro de rua, teatro de boneco e gosta de fazer mímica”, hoje, se considera um ator completo, fazendo de tudo um pouco. 

Caroline Melo, que é atriz e dançarina do Grupo Paranóia, conheceu Luis Fernando numa das apresentações que ele fez e, com isso, se apaixonou ainda mais pelo teatro e resolveu participar. Há dois anos no grupo ela conta que se realiza no palco e adora ser atriz e dançarina. O aprendiz de ator, David Cardoso, que há pouco tempo entrou no grupo comenta que está adorando a experiência pois seu sonho era entrar em num grupo de teatro. Ele faz curso de tv e cinema e busca também conhecer mais sobre o teatro. 

Ator, palhaço, animador assim é a vida de Luis Fernando Rodembuch, que há mais de 40 anos se dedica ao teatro. Dá aulas de teatro, desinibição, oficina de tv e cinema. Além de ator é também professor e diretor de teatro. E afirma que nem sempre o show dá certo, mas todos são lembrados com muito carinho e muita emoção. 

Publicado por Angel Witt

Sou formada em Jornalismo pela Universidade Feevale. Sou uma eterna apaixonada pelo jornalismo. Algumas pessoas dizem que sou louca por correr atrás dos meus sonhos. Como diria Augusto Cury, no seu livro: " De gênio e louco, todo mundo tem um pouco".

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: